Os utentes que não recorrerem a um centro de saúde durante três anos serão expurgados da lista. Segundo a edição de hoje do Público, o agrupamento dos Centros de Saúde Grande Lisboa II – Lisboa Oriental já está a testar esta medida, numa experiência-piloto que deverá ser alargada mais tarde às restantes unidades da região de Lisboa e, posteriormente, a todo o país e que prevê a retirada dos utentes que não frequentem há três anos o centro de saúde onde estão inscritos.
Miguel Vieira, porta-voz do ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse àquele jornal que a experiência piloto enquadra-se “na necessidade de expurgar as listas de utentes dos centros de saúde”, com o objectivo de retirar, “com a rapidez necessária, as inscrições de cidadãos entretanto falecidos ou de inscrições redundantes e criar uma lista de utentes passivos, isto é, de cidadãos que recorrem ao SNS por um prazo determinado”.
O representante da tutela garante, porém, que apesar de os utentes serem expurgados das listas “não lhes é retirado qualquer direito”.
http://www.ionline.pt/portugal/utentes-nao-usem-centros-saude-durante-tres-anos-sairao-das-listas
Sem comentários:
Enviar um comentário