sábado, 31 de março de 2012

Diário Digital: Dormir demais ou muito pouco faz mal ao coração, diz estudo

Dormir mais do que oito horas ou menos de seis parece aumentar significativamente o risco de doença cardiovascular, segundo um estudo feito nos EUA, cujos resultados foram apresentados numa reunião de cardiologistas.

Aqueles que dormem menos de seis horas por noite poderiam ter o dobro de risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou enfarte. A probabilidade de insuficiência cardíaca aumenta igualmente 1,6 vezes.

Pelo contrário, os que dormem mais de oito horas por noite vêem dobrar o risco de sofrer angina de peito, enquanto que o de desenvolver doença coronária aumenta 1,1 vezes.

Os cientistas estudaram 3.019 pessoas com mais de 45 anos que participaram da pesquisa nacional sobre nutrição National Health and Nutrition Examination Survey.

«Agora temos uma indicação de que o sonho pode ter um impacto na saúde cardíaca», avaliou Rohit Arora, professor da faculdade de medicina de Chicago e principal autor do trabalho.

Os investigadores afirmam que se trata do primeiro estudo com uma amostra nacional representativa da população americana que estabelece uma relação entre a duração do sono e a saúde cardiovascular.

As conclusões do estudo foram apresentadas na 61ª conferência anual do American College of Cardiology, reunido em Chicago, Illinois.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=565512
 

Sem comentários:

Enviar um comentário