domingo, 25 de março de 2012

TVI24: Bebé operada ao pulmão dentro do útero da mãe

Caso único no mundo foi revelado 16 meses depois do nascimento, numa altura em que se comprovou que a cirurgia foi um sucesso e que a pequena Alaitz leva uma vida completamente normal.

Uma bebé espanhola foi operada aos pulmões, quando ainda estava dentro do útero da mãe. Foi a primeira vez que tal aconteceu e a cirurgia foi um sucesso.

«É a primeira vez que se consegue isso no mundo. É a primeira vez que se tenta e que se tem sucesso», conto Eduard Gratacós, chefe do serviço de Medicina Maternofetal do hospital Clínic de Barcelona, em declarações à AFP.

A pequena Alaitz já tem 16 meses e o seu caso só é conhecido agora, depois que ficou comprovado que não tem qualquer sequela. Durante os exames gestacionais, detetou-se que «sofria uma atresia bronquial, uma obstrução total dos brônquios do pulmão direito, que era um risco para sua vida porque o pulmão crescia anormalmente e comportava-se como um tumor», explicou o médico.

«Sem a terapia fetal, o bebê não teria sobrevivido», disse Gratacós, que fez parte da equipa dos hospitais Clínic e Sant Joan de Deu, que levaram a cabo a cirurgia, em 2010.

«Alaitz é completamente normal. Acorda contente e feliz, ri quando está contente, chora se tem fome», explicou Mónica Corominas, mãe da menina.

A atresia bronquial é uma anomalia congênita muito pouco frequente, que afeta um em cada dez mil fetos.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/bebe-pulmao-cirurgia-feto-operacao-tvi24/1332840-4073.html

Sem comentários:

Enviar um comentário