Primeiro passo: escolher uma loja. Segundo passo: comunicar a decisão e organizar o encontro. Há um novo fenómeno de apoio ao comércio local e aos pequenos negócios em dificuldades, muito prejudicados por negócios em massa online, como o caso da Groupon, com os famosos cupões de descontos.
Em agosto de 2011, o engenheiro Chris Smith decidiu organizar uma excursão a uma pequena loja de vinhos, ação que deu origem a um grupo de pessoas. Nasceu, em Buffalo, Nova Iorque, a primeira "cash mob".
O movimento tem crescido desde então e tem como principal objetivo apoiar os pequenos negócios locais, mesmo que em pequena escala. Um grupo de pessoas organiza uma sessão de compras a um determinado local: todos os elementos fazem compras com dinheiro, abdicando dos cartões de crédito.
A ideia é comprar a pronto e em grupo, animando os negócios locais. "Não se trata apenas do dinheiro que aparece naquele dia. Trata-se de um pequeno negócio real que não movimenta muito dinheiro e sem budget para marketing.", explica Smith
O grupo organiza as mobilizações através de um blogue, onde se trocam conselhos e dicas. Normalmente, cada elemento gasta, em média, 20 dólares (cerca de 15 euros) em cada "cash mob". A tarde de compras termina com uma conversa e algumas cervejas, num bar.
http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO037112.html
Só conhecia o "carrot-mob", também com origem nos EUA, mas que já chegou à Europa, este, com propósitos ambientais :-)
ResponderEliminar