Os grãos de café verde ou não torrados podem ajudar a emagrecer num período relativamente curto de tempo combinado com uma alimentação saudável e exercício físico, aponta um estudo apresentado na reunião da Sociedade Americana de Química.
Segundo Joe Vinson, da Universidade de Scranton (Pensilvânia), e a sua equipa, a ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com excesso de peso e obesos a emagrecer num período de seis meses até 10% do seu peso.
Participaram do estudo 16 pessoas com excesso de peso e obesas com idades entre 22 e 26 anos que tomaram cápsulas do extracto de café e de placebo (que continham um pó inactivo) durante 22 semanas.
Os voluntários alternaram a ingestão de uma dose baixa (de 700 mg) e uma maior (de 1.050 mg) de extracto e placebo, cada uma durante seis semanas, para analisar o impacto das distintas cápsulas em cada pessoa.
Os cientistas controlaram a dieta, as calorias e os exercícios feitos pelos pacientes durante o período e descobriram que perderam em média de 7,7 quilos, o que representa 10,5% do peso total e 16% de gordura corporal.
Vinson assinalou que estudos anteriores já haviam demonstrado a perda de peso com o café verde, mas este é o primeiro a utilizar quantidades mais elevadas de extracto de café e o primeiro a medir a resposta dos pacientes com várias doses.
Ele explicou que o efeito dos grãos de café verde deve-se a uma substância chamada ácido clorogénico, mais presente nos grãos de café sem torrar. O processo da torra quebra as moléculas quando alcança a temperatura de 240 graus.
Este processo de torrar o café é o que dá a cor castanha, o seu aroma característico e o sabor. Embora os grãos verdes tenham pouco aroma e sabor ligeiramente amargo podem, no entanto, ter um novo uso como complexo nutricional.
Os analistas advertem que a obesidade é uma epidemia crescente nas sociedades industrializadas e no caso dos Estados Unidos 68% da população sofre de excesso de peso ou obesidade.
Em relação a este assunto, destacam que embora existam remédios para reduzir o peso «a eficácia é baixa e os efeitos colaterais fazem com que sejam desprezados nos estudos clínicos», por isso ressaltam as vantagens do café, «neutro, seguro, eficaz e de baixo custo».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=565509
Sem comentários:
Enviar um comentário