sexta-feira, 1 de junho de 2012

Diário Digital: Hábitos saudáveis adiam primeiros sintomas da doença de Alzheimer

Uma patologia que se torna mais frequente conforme o aumento da esperança de vida, a doença de Alzheimer afecta, hoje, cerca de 34 milhões de pessoas. Evitar o problema infelizmente não é possível, ainda. Mas, com mudanças de hábitos, é possível adiar por muitos anos o aparecimento dos sintomas. É o que afirma o neurocientista e professor de psiquiatria Gary Small, que esteve em São Paulo esta semana para falar sobre os factores de protecção para o cérebro.

Director do Centro de Pesquisa em Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e autor de inúmeros artigos e livros sobre o tema, Small e a sua equipa desenvolveu programas que envolvem treino mental e mudanças no estilo de vida que têm resultados consistentes na prevenção das demências.

Além de exercitar os neurónios, praticar actividade física é fundamental para evitar o envelhecimento do cérebro. O neurocientista também conta que determinados nutrientes têm efeito protector, como os antioxidantes presentes no café e no sumo de romã, assim como as gorduras do tipo oméga 3, frequentes em peixes de águas frias, nozes e linhaça.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=574921

Sem comentários:

Enviar um comentário