sábado, 16 de junho de 2012

TVI24: Cada vez mais bebés são abandonados em caixas

Mais de 400 bebés foram abandonados em caixas criadas para o efeito na última década em países europeus, um fenómeno que tinha acabado no último século.

As contas são feitas pelo comité da ONU para os Direitos da Criança, que está cada vez mais preocupado com a proliferação das chamadas «caixas para bebés», semelhantes às «rodas» da Idade Média, normalmente instaladas perto de um hospital e nas quais os recém-nascidos são abandonados de forma anónima.

Citados pelo «The Guardian», os 18 especialistas deste comité consideram que estas caixas «contrariam o direito da criança a ser conhecida e educada pelos seus pais», violando a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Segundo a ONU, nos últimos dez anos, quase 200 caixas foram instaladas na Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa e Letónia. Kevin Browne, especialista da Universidade de Nottingham que estou o fenómeno, acrescenta mais países à lista: Bélgica, Hungria, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal e Eslováquia.

«São sobretudo os homens e outros familiares que abandonam as crianças, levantando questões sobre o paradeiro da mãe e se ela deu o consentimento ao abandono», explicou ao mesmo jornal.

Na Idade Média, existia oficialmente em Portugal a Roda dos Enjeitados, onde eram colocados os recém-nascidos indesejados. As caixas duraram até 1867.

Na última década, o fenómeno renasceu ligado a grupos religiosos e políticos de direita, contra o aborto, com os argumentos que as caixas «protegem o direito à vida» e salvaram «centenas de recém-nascidos».

Maria Herczog, membro da Convenção, assegura que estes argumentos são um regresso ao passado: «Tal como na Idade Média diziam que as caixas preveniam o infanticídio... não há provas disso».

As Nações Unidas esperam que as caixas sejam substituídas por mais planeamento familiar, aconselhamento à mulher e apoio às gravidezes indesejadas.

O comité chegou a escrever uma carta ao governo checo, que criou 44 caixas desde 2005, apelando a «todas as medidas necessárias para acabar com o programa o mais rapidamente possível». Vários membros do Parlamento Europeu responderam, alegando que as caixas «oferecem uma solução». Manfred Weber, eurodeputado e vice-presidente do Partido Popular Europeu, explicou ao «The Guardian»: «Embora esteja convencido que uma criança é mais bem educada dentro de uma família intacta, a segurança dela é uma prioridade maior do que o seu desejo de conhecer os pais biológicos».

Há países onde as caixas para bebés são cada vez mais populares, como na Suíça, onde uma sondagem realizada em 2011 mostrou que 87 por cento da população acredita que estas são «muito úteis ou úteis».

Na União Europeia, também há quem considere o abandono de bebés um crime (Reino Unido) e há ainda países, como a França e a Holanda, que dão à mulher o direito de permanecer anónima depois de dar à luz.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/caixas-bebes-abandonados-rodas-tvi24/1354596-4073.html

Sem comentários:

Enviar um comentário