sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sol: Escolas passam a servir pequenos-almoços esta semana

Crianças que precisem de tomar o pequeno-almoço na escola poderão fazê-lo a partir desta semana, de acordo com o anunciado pelo Governo na terça-feira, na Assembleia da República.

A iniciativa funcionará, a poucos dias do final do ano lectivo, como experiência piloto em 80 escolas básicas de todas as regiões.

Durante uma audição na Comissão de Educação da Assembleia da República, o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, disse que o Governo gostaria de ter conseguido concretizar antes o projecto.

O universo de alunos abrangidos foi determinado com base num levantamento feito pelos directores de turma do 5.º ao 9.º ano, e pelos professores do 1.º Ciclo, segundo o Governo.

Os dirigentes escolares, por seu lado, não tinham qualquer informação até ao final da tarde de sexta-feira.

«Não sei de nada, o Conselho de Escolas foi esquecido», disse à Lusa o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação, Manuel Esperança.

Também o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, desconhecia a que escolas se referia o secretário de Estado.

«Aqui no Norte desconheço, já liguei para vários colegas e ninguém sabe de nada», afirmou, acrescentando que houve contactos da parte do ministério «há algum tempo» para pedir dados de alunos que não tomassem o pequeno-almoço em casa, mas sem que houvesse mais qualquer comunicação: «Nem sabemos que escolas são essas, não lhe posso dizer uma só. Isso também é só por 15 dias».

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, atestou a mesma situação. «Não conheço nenhuma dessas 80 escolas, nem fomos contactados sobre o assunto».

A Lusa pediu na sexta-feira mais informações ao Ministério da Educação, mas teve apenas como resposta que «mais pormenores» serão conhecidos esta semana, «quando do lançamento do programa», o que não acontecerá hoje.

Para levar a cabo este programa, o Governo reuniu-se com representantes das maiores empresas do ramo alimentar e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que terá a cargo o transporte dos alimentos das superfícies comerciais para as escolas, segundo o ministério.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=51104

Sem comentários:

Enviar um comentário