sexta-feira, 1 de junho de 2012

Diário Digital: Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco

O consumo de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de ataques cardíacos, de acordo com investigadores alemães. O cálcio em cápsulas é recomendado para fortalecer os ossos e prevenir fracturas na velhice. No entanto, segundo o estudo publicado na revista científica Heart, o suplemento «deve ser consumido com cautela».

Alguns especialistas recomendam uma dieta equilibrada, com doses adequadas de cálcio, como alternativa ao suplemento.

Os cientistas do Centro Alemão de Pesquisa sobre o Cancro, em Heidelberg, acompanharam 23.980 pessoas durante mais de uma década.

Compararam o número de ataques cardíacos em pessoas que tomaram suplementos de cálcio com outras que não tomaram nada e concluíram que no primeiro grupo o risco de um ataque era 86% maior.

O médico Carrie Ruxton, do Serviço de Informações sobre Suplementos de Saúde, no Reino Unido, acredita que seria «irresponsável» recomendar que as mulheres parassem de consumir cálcio.

«A osteoporose é um problema grave entre mulheres e seria irresponsável recomendar o fim do consumo de suplementos de cálcio com base numa única pesquisa inconsistente, quando a ligação entre cálcio, vitamina D e saúde dos ossos está confirmada pela Agência Europeia de Segurança Alimentar», disse Ruxton.

Segundo a Fundação Britânica do Coração (BHF, na sigla em inglês) pacientes que receberam recomendações para tomar cálcio devem continuar o tratamento e conversar com os seus médicos se estiverem preocupados.

«A pesquisa indica que as pessoas que tomam suplementos de cálcio podem estar mais sujeitas a um ataque cardíaco, mas isso não significa necessariamente que esses suplementos causam ataques cardíacos», afirma Natasha Stewart, enfermeira especializada em cardiologia da BHF.

«Mais estudos são necessários para elucidar a relação entre a ingestão de suplementos de cálcio e problemas do coração. Precisamos de determinar se os riscos potenciais da administração de suplementos superam os benefícios para mulheres que sofrem de condições como osteoporose.»

De acordo com Ian Reid e Mark Bolland, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, há cada vez mais evidências de que a administração de suplementos não é segura, nem particularmente eficaz. «As pessoas deveriam ser aconselhadas a obter a dose diária de cálcio com uma dieta equilibrada», acreditam Reid e Bolland.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=574663

Sem comentários:

Enviar um comentário