sexta-feira, 1 de junho de 2012

Diário Digital: OMS quer reduzir 25% mortalidade por cancro e diabetes até 2025

A Organização Mundial de Saúde quer reduzir em 25 por cento a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, como o cancro e a diabetes, até 2025, um compromisso que saiu do encontro anual do organismo, que terminou no sábado.

Após seis dias de discussão na Assembleia Mundial de Saúde, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza anualmente em Genebra, na Suíça, os delegados dos 194 países membros adotaram 21 resoluções e três decisões.

De acordo com as conclusões do encontro, “os Estados membros concordaram em adotar uma meta global de redução de 25 por cento na mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas, em 2025”.

A OMS pretende envolver neste combate outros setores fora da Saúde, “para evitar mortes prematuras e reduzir a exposição a fatores de risco, como o uso do tabaco, o uso nocivo de álcool, dieta não saudável e sedentarismo”.

Os Estados membros aprovaram um relatório sobre os progressos das metas da Saúde até 2015 estabelecidas nos Objetivos do Milénio, embora tenham reconhecido que ainda há muito para fazer nos próximos três anos.

Como desafios da organização, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, reeleita nesta Assembleia, destacou ainda “a saúde do idoso, a saúde materno-infantil, a sub e a sobrenutrição, a erradicação da poliomielite e as exigências da saúde durante as emergências humanitárias".

Vários Estados apoiaram o conceito de cobertura universal da saúde, que “deve ser uma das principais prioridades dos projetos de desenvolvimento [dos países], porque sem saúde nenhum desenvolvimento é possível", afirmou o presidente eleito da Assembleia Mundial da Saúde, Thérèse N'Dri-Yoman, também ministro da Saúde da Costa do Marfim.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=574861

Sem comentários:

Enviar um comentário