domingo, 24 de junho de 2012

Correio da Manhã: Pais aprendem a salvar filhos de afogamento

Com a chegada do calor, as piscinas, praias, canais e barragens tornam-se autênticas armadilhas para as crianças. A última vítima foi uma bebé de dois anos, de nacionalidade britânica, que caiu anteontem a uma piscina numa casa na zona de Lagos, no Algarve. A criança entrou em estado grave no Hospital do Barlavento, em Portimão, mas a evolução clínica era ontem positiva.

Este ano, já ocorreram duas situações do género no Algarve, uma delas mortal para um bebé de dois anos, que brincava junto a um canal de rega, também na zona de Lagos. No ano passado, foram oito os casos de afogamento na região algarvia, sendo que um deles foi fatal.

Para evitar estas situações trágicas, o Hospital de Faro e a Ordem dos Enfermeiros do Sul estão a organizar uma acção de formação em Suporte Básico de Vida Pediátrico para ajudar pais e educadores a agirem com rapidez em casos de afogamento. "Ao mesmo tempo que sensibilizamos os pais, capacitamos os educadores para intervirem em casos de afogamento", explica o hospital.

"Embora existam casos de afogamento durante o ano todo, concentram-se em maior número no Verão, em especial no Algarve, devido ao turismo", referiu ao Correio da Manhã Sandra Nascimento, da Associação para a Promoção da Segurança Infantil.

Segundo a especialista, os acidentes ocorrem, na sua esmagadora maioria, em moradias privadas ou aldeamentos, onde não há uma legislação específica para a prevenção. "Há que criar um enquadramento legal para as piscinas, para as dotar de medidas de segurança adequadas. Temos feito esforços nesse sentido, mas não depende de nós a decisão final", queixa-se Sandra Nascimento.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/pais-aprendem-a-salvar-filhos-de-afogamento

Sem comentários:

Enviar um comentário