sexta-feira, 6 de abril de 2012

Correio da Manhã: Bebé nasce com 450 gramas e sobrevive

Um bebé prematuro britânico que nasceu às 24 semanas de gestação e pesava apenas 450 gramas sobreviveu e é hoje uma criança saudável, num caso bastante raro que surpreendeu até os próprios médicos.

Grávida de gémeos, Ruth Nash, de 34 anos, foi levada de urgência ao hospital quando se romperam as águas às 22 semanas de gestação (pouco mais de cinco meses). Um dos bebés, do sexo feminino, nasceu imediatamente mas morreu poucas horas depois. Para evitar o nascimento do outro, os médicos colocaram Ruth numa cama, inclinada de cabeça para baixo. Mesmo assim, o pequeno Stanley não quis esperar muito e nasceu duas semanas depois.

Pesava apenas 450 gramas e era pouco maior que uma mão. Passou semanas na incubadora, ligado ao ventilador, e foi submetido a várias operações, uma delas ao coração, mas sobreviveu. Teve alta esta semana, com seis meses, e é um bebé saudável.

“Passámos por uma verdadeiro inferno, mas agora estamos muito felizes”, desabafou o pai, Graham. Os médicos dizem que é raro um bebé tão prematuro sobreviver, mas não é  caso único. O bebé prematuro mais pequeno que sobreviveu foi Rumaisa Rahman, que nasceu em 2004 nos EUA com apenas 238 gramas.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/bebe-nasce-com-450-gramas-e-sobrevive

Sem comentários:

Enviar um comentário