sábado, 7 de abril de 2012

Diário Digital: Investigadores estudam efeitos do envelhecimento do útero na capacidade reprodutiva

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina do Porto venceu o Prémio Crioestaminal´2012, de 10 mil euros, para desenvolver um projeto que visa caracterizar os efeitos do envelhecimento do tecido uterino na capacidade reprodutiva feminina.

Nas grávidas com idades acima dos 35 anos ocorrem mais episódios indesejáveis, tais como pré-eclampsia e restrições ao crescimento fetal, que poderão dever-se ao envelhecimento do corpo uterino. Embora os investigadores desconheçam os mecanismos que controlam este processo, levantam «a hipótese de ocorrerem alterações nos mecanismos uterinos de oxidação e antioxidação que geram uma situação de stresse oxidativo (envelhecimento)».

«Uma vez grávidas, o que se tem notado é que há algumas complicações que surgem com um pouco mais de frequência nas mulheres mais velhas em comparação com mulheres mais jovens. As causas prováveis destas complicações, aumentadas em frequência, é que são objeto do estudo. O nosso alvo são mulheres que ficam grávidas mais tardiamente», explicou à Lusa o investigador Henrique Almeida.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=566449

Sem comentários:

Enviar um comentário