Homens que consomem grandes quantidades de gordura podem apresentar uma redução da concentração de espermatozóides, a célula reprodutora masculina, no seu esperma.
Esta é a conclusão principal de um estudo realizado por cientistas da escola de medicina de Havard (Boston, Estados Unidos). O esperma é constituído por espermatozóides, liquido seminal e prostático.
Um total de 99 homens participou do estudo. Os seus hábitos alimentares, bem como a qualidade do seu esperma, foram avaliados pelos investigadores norte-americanos.
A concentração de espermatozóides no esperma foi aproximadamente 40% menor nos homens cuja dieta fornecia 37% ou mais de calorias oriundas da ingestão de gorduras, quando comparados com os homens que ingeriram menos gorduras. A força desta associação permaneceu mesmo quando foram levados em conta o índice de massa corporal (IMC) e outros factores relacionados ao estilo de vida.
A maior ingestão de ácidos gordos ômega-3, gorduras benéficas para a saúde humana, associou-se a uma melhor morfologia dos espermatozóides.
«Apesar das suas limitações, este é o primeiro estudo que associa a ingestão diária de gorduras com a qualidade do esperma humano. Porém, mais estudos são necessários para validar estas associações», finaliza Jill A. Attaman, autor principal do estudo.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=567258
Sem comentários:
Enviar um comentário