sábado, 14 de abril de 2012

Público: Agente inflamatório pode evitar forma mais grave de doença da retina

Uma equipa de cientistas do Trinity College, em Dublin, descobriu que um agente inflamatório pode evitar a evolução da degenerescência macular da idade para a forma mais grave.

Nesta doença, que afecta a visão central, dificultando actividades banais como ler, ver televisão ou conduzir, surgem depósitos amarelos na retina, na região da mácula. Na forma grave, crescem ainda vasos sanguíneos, o que pode levar à perda da visão central, como se o doente tivesse uma moeda no centro do olho.

Agora, a equipa de Sarah Doyle e Matthew Campbell descobriu que os depósitos podem levar à produção de agentes inflamatórios, e que um deles (o IL-18) é candidato a uma nova terapia, se se aumentarem os seus níveis na retina. Os resultados foram publicados na edição desta semana da revista Nature Medicine.

“Tradicionalmente, a inflamação da retina ou do olho em geral não é benéfica e é um sinal de patologia em muitas doenças oftalmológicas, incluindo a degenerescência macular da idade”, diz Matthew Campbell, citado num comunicado da sua instituição. “No entanto, identificámos um componente inflamatório, chamado IL-18, que actua como um factor anti-angiogénico [que evita a formação de vasos sanguíneos], prevenindo a progressão da degenerescência macular da idade.”

http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/agente-inflamatorio-pode-evitar-forma-mais-grave-de-doenca-da-retina-1541418
 

Sem comentários:

Enviar um comentário