domingo, 8 de abril de 2012

Diário Digital: Dispositivo de silicone ajuda a evitar nascimentos prematuros

Um anel de silicone simples e barato pode reduzir para metade o risco de nascimento prematuro, uma das principais causas de morte de recém-nascidos e de problemas de saúde na vida adulta, segundo uma experiência divulgada na edição desta terça-feira da revista The Lancet.

Médicos espanhóis testaram o dispositivo de 49,50 dólares, conhecido como «pessário», um tipo de supositório vaginal, em mulheres nos últimos três meses de gravidez com estenose vaginal, uma condição que fragiliza o colo do útero e provoca o nascimento prematuro.

O «pessário» é projectado para fortalecer o colo do útero - a extremidade inferior do útero que leva à vagina - de forma que possa suportar o peso extra das últimas semanas da gravidez.

Os pessários de silicone têm sido usados nos últimos 50 anos como um dos vários métodos disponíveis para evitar nascimentos prematuros. Mas a sua eficácia tem sido refutada e esta é a primeira vez que o dispositivo foi estudado numa experiência aleatória.

Seis por cento das mulheres que usaram o pessário deram à luz prematuramente contra 27% daquelas que não fizeram uso do dispositivo, acrescentou o estudo.

A experiência chamada Pecep recrutou 15 mil mulheres que se submeteram a exames de ultra-sonografia em cinco hospitais, e que estavam entre 20 e 23 semanas de gravidez.

Destas, 380 tinham estenose vaginal - definida quando a extensão do colo do útero é de 25 milímetros ou menos - e foram separadas aleatoriamente em dois grupos, cada um com 190 mulheres.

No grupo das mulheres com pessário, 12 tiveram o filho antes das 34 semanas de gravidez, enquanto o número do grupo sem pessário foi de 51.

Nenhum efeito colateral foi reportado no grupo que fez uso do dispositivo e 95 das participantes disseram que recomendariam o tratamento a outras mulheres.

«A colocação de um pessário é um procedimento disponível, não invasivo e fácil de inserir e remover quando necessário», explicou a chefe dos estudos, Maria Goya, obstetra do Hospital Universitário Vall d´Hebron, em Barcelona.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=566525
 

Sem comentários:

Enviar um comentário