sexta-feira, 13 de abril de 2012

TVI24: Fotógrafa que nasceu cega publica uma imagem por dia

Uma imagem por dia. A sensibilidade de uma fotógrafa que nasceu cega. Momentos únicos. São esses os ingredientes principais de «With Little Sound», o blog onde, desde 2009, Amy Hildebrand publica todos os dias uma fotografia.

«Tudo começou quando eu era nova e os médicos disseram aos meus pais que era cega», conta a fotógrafa americana ao tvi24.pt.

Amy nasceu sem visão por causa do albismo. Apesar do primeiro diagnóstico médico apontar que nada havia a fazer, os pais não desistiram e continuaram à procura de soluções. Depois de vários tratamentos na infância e adolescência, Amy passou a ver algumas cores, formas e sombras. E a sua visão começou a melhorar de dia para dia.

Quando teve de escolher entre ter aulas de química ou fotografia no liceu, Amy não hesitou. Escolheu fotografia. E teve um «encontro» com esta arte muito positivo. «Tornou-se a expressão do que eu realmente via. Sempre me pediram que eu explicasse o que via, mas sempre hesitei porque não tinha forma de comprar com o que vêem os olhos normais. Mas a fotografia permite-me fotografar algo e depois editar, para se parecer mais coma forma como eu vejo (literal e figurativamente)», explica Amy.

Descreve o seu trabalho como «por vezes simples e outras imaginativo». O que tenta encontrar? A beleza. Aquela simples.

«Tento encontrar a beleza todos os dias, em situações normais, em ocasiões festivas e nos maus momentos».

Durante o projeto, o padrasto foi diagnosticado com um cancro terminal. Amy viu-o a morrer lentamente. «Foi um momento difícil para a nossa família, mas tentei concentrar-me todos os dias em algo bonito, algo pelo qual que eu tenha de ser grata».

http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/fotografa-amy-amy-hildebrand--cega-tvi24-best-day-ever-photo/1339098-4088.html

 

Sem comentários:

Enviar um comentário