domingo, 1 de abril de 2012

Dinheiro Vivo: Duas listas que devia ler todas as manhãs

Mails e sms para ler e responder, chamadas, reuniões, artigos para analisar, relatórios. Tudo urgente. Chega! Imperativo é saber dizer “não” e ter a coragem de fazer duas listas: uma com prioridades, outra com assuntos para ignorar. Ou então preparar-se para ir ao chão.

Estava atrasado para a reunião com o CEO de uma empresa de tecnologia e a enviar-lhe um e-mail do meu iPhone enquanto entrava no elevador do edifício onde se localizava o seu escritório. Mantive-me concentrado no ecrã enquanto subia para o sexto piso. E ainda estava a digitar a mensagem quando as portas do elevador se abriram e saí sem ver em que andar estava. Ouvi depois uma voz atrás de mim: "Piso errado."

Voltei-me para o homem que me estava a segurar na porta para eu poder voltar a entrar; era o CEO, com um grande sorriso na cara. Tinha estado todo o tempo comigo no elevador comigo. "Apanhado," disse. O mundo está a mover-se rápido e sempre cada vez mais. Tanta tecnologia. Tanta informação. Tanto para compreender, refletir, reagir a. Recentemente, uma amiga mudou de emprego para ser diretora de educação e desenvolvimento num banco de investimento de média dimensão. Quando chegou ao trabalho no primeiro dia, ligou o computador, iniciou sessão com a palavra-passe que lhe tinham dado, e descobriu 385 mensagens já à sua espera. Por isso, tentamos acelerar para apanhar o ritmo da ação à nossa volta.

Ficamos acordados até às 3 da manhã a tentar responder a todos os e-mails. Fazemos o que temos a fazer no twitter, facebook, e linkedin. Verificamos os sites de notícias querendo assegurar que nos mantemos atualizados em relação aos últimos desenvolvimentos. E salivamos sempre que ouvimos o bip ou vibração de uma nova mensagem de texto. Mas isso é um erro. A velocidade com que a informação se lança contra nós é inevitável (e está a tornar-se cada vez pior). Mas tentar apanhar isto tudo é contraproducente.

Quanto mais rápido vêm as ondas, mais nós precisamos de navegar com cuidado. Caso contrário, seremos atirados de um lado para o outro como acontece a tantas partículas de areia, ficando dispersas no esquecimento. Nunca antes foi tão importante ser sensato e intencional e saber o que é importante. Nunca antes foi tão importante dizer "Não." Não, não vou ler esse artigo. Não, não vou ler aquele e-mail. Não, não vou atender esta chamada. Não, não me vou sentar naquela reunião.

Isto é difícil de concretizar porque talvez essa próxima informação seja a chave para o nosso sucesso. Mas, na realidade, o nosso sucesso depende do contra: da nossa vontade de arriscar perder alguma informação. Porque tentarmos focar-nos em tudo é um risco por si só. Vamos esgotar-nos. Ficaremos confusos, nervosos e irritáveis. E não vemos ver o CEO mesmo ao nosso lado no elevador. Um estudo de acidentes de carro realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute colocou câmaras em carros para ver o que acontece mesmo antes de um acidente.

Descobriram que em 80% dos choques o condutor estava distraído durante os três segundos que antecederam o incidente. Por outras palavras, deixaram de estar concentrados — marcaram um número no telemóvel, mudaram a estação no rádio, deram uma dentada numa sandes, talvez tenham lido uma mensagem — e não repararam que algo mudou no mundo à volta deles. E depois sofreram uma colisão.

http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO039866.html?page=0
 

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