sábado, 21 de abril de 2012

Correio da Manhã: ‘Ovinhos’ partilhados

Partilhar os ‘ovinhos’ para bebés (cadeirinhas para o transporte em veículos) e evitar mortes infantis em acidentes de viação – é esta a base de um projecto desenvolvido pela Direcção-Geral da Saúde, que deverá ser implementado em breve em todo o País.

O anúncio foi feito ontem pelo director-geral da Saúde, à margem do arranque da iniciativa ‘Alta Segura’, apresentada no Hospital do Barlavento, em Portimão. "Está a ser estudado um sistema de empréstimo de cadeiras, que pode vir a ajudar muitas famílias carenciadas e evitar mortes", referiu Francisco George, que entende ser um projecto "de poucos custos e grandes resultados".

O director-geral da Saúde, que recordou o caso de "um recém-nascido que morreu num acidente à saída de uma maternidade", elogiou a iniciativa da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), implementada ontem nos hospitais de Portimão e Faro e no privado de Gambelas (Faro). A iniciativa vai permitir aos pais, à saída das maternidades, aprenderem a colocar as cadeirinhas nos automóveis. "Todos os dias, 14 crianças são vítimas de acidentes, sendo que oito são passageiros", revelou Sandra Nascimento, da APSI, para quem o uso do ‘ovinho’ é a "melhor vacina para reduzir as mortes na infância".

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/ovinhos-partilhados

Sem comentários:

Enviar um comentário