terça-feira, 10 de abril de 2012

Roteiro de férias

O artigo de hoje é para quem, como nós, odeia ir de férias em excursão com mais 50 tugas...

Parte da piada de ir de férias está no seu planeamento. Pesquisar cidades, voos e deslocações, locais a visitar, hotéis a reservar e restaurantes a não falhar... ah, não é giro?!?

Ok, pronto, talvez esteja a exagerar, mas pesquisar tudo isto e depois organizar um belo excel (!), dá-me a sensação de tranquilidade e confiança de que as férias vão correr lindamente. E minimiza a probabilidade de algo correr mal.

Como é que fazemos? Começamos por escolher o tipo de férias. Praia, campo, escapadinha lusa, cidade, neve ou explorar um pedaço de um país. Escolhido o destino (por vezes é a parte mais difícil), é começar a pesquisar locais a visitar e hotéis a reservar.

O ficheiro parece um pouco complicado, mas funciona assim.

·       Primeira página
o        Organização de toda a viagem. Deslocações, voos, dormidas, locais a visitar e tudo o que acharem que faça sentido. A ideia é optimizar as férias, garantindo que não fica nada por visitar nem se perde tempo em esperas desnecessárias. Serve também para fazer a conta final!!!
·       Segunda página
o        Enumerar todos os locais a visitar durante as férias, acrescentando uma breve descrição, preço de entrada, horário de funcionamento, morada e localização no mapa da cidade. No horário de funcionamento, não esquecer de apontar caso algum local esteja fechado ou tenha entrada gratuita a algum dia da semana.
·       Terceira página
o        Esta página só se aplica se as noites não forem todas passadas no mesmo sítio, mas serve para listar todos os locais de dormida, identificando o preço, morada, telefone, com espaço para notas sobre a reserva e o pagamento. Na nossa viagem à Islândia deu muito jeito para encontrar aqueles hotéis no meio do nada.

Qualquer dúvida, comentem!

Bom planeamento!


[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Roteiro de férias. Assim que me for possível, envio :)]
 

Sem comentários:

Enviar um comentário