domingo, 6 de maio de 2012

Diário Digital: Até que ponto o computador é o culpado pelos problemas de visão?

Recentemente, o co-fundador do Twitter, Christopher Isaac «Biz» Stone enviou uma mensagem para aqueles que ficam a navegar na «sua rede social» durante horas: «Isso não é saudável.» Stone diz que as pessoas devem visitar o seu site, que é muito popular, mas não devem dedicar-lhe as suas vidas. Além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente do monitor do computador, a olhar para ele, a afirmação de Stone carrega mais peso: os nossos olhos podem ser prejudicados também.

Alguns especialistas concordam, mas dizem que o ecrã do computador pode não ser realmente o causador do dano. Embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os utilizadores de computador, muitas vezes, queixam-se de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focar. Esses sintomas, no entanto, não são causados pelo ecrã do computador em si, mas sim pelas condições que cercam o monitor.

É preciso prestar atenção à iluminação do ambiente onde o computador está localizado, na colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo na escolha inapropriada dos móveis que abrigam o computador, o que pode causar os sintomas acima mencionados, depois de olharmos para o monitor durante um longo período de tempo.

Os nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do corpo. Quando ficam tornam fatigados, os olhos podem sentir-se desconfortáveis, podem surgir dores e a visão pode começar a ficar turva.

Mas se a sua profissão exige que olhe para o monitor do computador durante grande parte do dia, existem medidas que podem prevenir a irritação dos olhos. A cada 20 minutos de trabalho, deve-se desviar o olhar do ecrã para um objecto a 20 metros de distância durante 20 segundos.

O tamanho do ecrã do computador também é algo muito importante. Ecrãs de LCD podem causar menos fadiga ocular do que os monitores mais antigos. E ajustar o tamanho do texto para conseguir mais conforto visual também pode ajudar.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=570829

Sem comentários:

Enviar um comentário