sábado, 12 de maio de 2012

i online: Quer fazer um upgrade ao seu cérebro? Tornar-se bilingue pode ser uma boa maneira

Aprender uma segunda língua, para além dos benefícios óbvios, pode ainda aumentar o poder do cérebro. A conclusão, publicada esta semana na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, é de um grupo de cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo publicado, o bilinguismo é uma forma importante de treinar a mente já que falar duas línguas afecta profundamente o cérebro e muda a forma como o sistema nervoso reage ao som. As evidências biológicas foram comprovadas por testes de laboratório. Para chegar a estas conclusões, o grupo estudou as respostas do cérebro de 48 estudantes voluntários saudáveis – 23 bilingues – a sons diferentes.

O curioso é que as respostas dos dois grupos de estudantes foram iguais quando testados em silêncio. Já com ruído de fundo – de pessoas barulhentas –, o desempenho auditivo do grupo bilingue foi muito superior. Este grupo demonstrou ainda uma maior capacidade para recolher informação importante e excluir os sons de fundo.

Segundo Nina Kraus, professora que coordenou a pesquisa, as diferenças de resposta dos dois grupos foram visíveis no cérebro e as reações do tronco cerebral dos bilingues foram intensificadas. “A experiência do bilingue é aprimorada, com resultados sólidos num sistema auditivo que é altamente eficiente, flexível e focado no seu processamento automático de som, especialmente em condições complexas de escuta”, disse.

Viorica Marian, pesquisadora e co-autora do estudo, acrescenta que as vantagens de quem conhece duas línguas são superiores às daqueles que tentam exercitar o cérebro através de “palavras cruzadas e outras actividades”.

“As vantagens descobertas em bilingues vêm simples e automaticamente de conhecerem e usarem dois idiomas. Parece que os benefícios do bilinguismo são particularmente poderosos e amplos, e incluem a atenção, seleção e codificação de som”, concluiu.

http://www.ionline.pt/mundo/quer-fazer-upgrade-ao-seu-cerebro-tornar-se-bilingue-pode-ser-uma-boa-maneira

Sem comentários:

Enviar um comentário