sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diário Digital: Saltos altos podem ser um perigo para a coluna das adolescentes

O uso contínuo de saltos altos pelas adolescentes pode contribuir para a crescente incidência de problemas de postura entre as jovens.

De acordo com Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha «Olhe pelas Suas Costas», «o uso dos saltos altos influencia a postura e o funcionamento da coluna lombar. Ao usar um sapato com salto alto, o peso do corpo fica apoiado principalmente na parte da frente do pé. Dessa forma, tende a haver um desequilíbrio para a frente, o que obriga a uma alteração da posição do joelho, da anca e da coluna lombar, que pode contribuir para o agravamento dos sintomas na região lombar».

E acrescenta: «As adolescentes usam cada vez mais saltos altos diariamente e não de forma ocasional, sem se preocuparem com as consequências que este facto pode ter na sua coluna. Os saltos finos, ao reduzirem a base de sustentação, contribuem ainda mais para este problema, uma vez que diminuem a estabilidade do contacto do pé com o solo».

«Um salto com uma altura até 3 cm e de preferência de base larga é mais saudável e adequado para o uso diário», recomenda o especialista.

Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4% da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=572015

Sem comentários:

Enviar um comentário