sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diário Digital: Horário em que se come pode influenciar no peso, diz estudo

O horário em que se come pode ter mais influência sobre o ganho de peso do que se imagina. Pelo menos é o que sugere um estudo feito com ratos de laboratório na Califórnia.

Na experiência, que durou 18 semanas, uma parte das cobaias recebia uma dieta rica em gordura e comia sempre que tinha vontade, enquanto outro grupo tinha acesso a uma ementa semelhante e com o mesmo montante de calorias, mas oferecido apenas durante um período de oito horas durante o dia.

Os investigadores descobriram que, apesar de terem consumido o mesmo total de calorias, os ratos que tinham o horário das refeições limitado não ganharam peso, ao contrário do primeiro grupo.

A hipótese é que a restrição do horário protegeu às cobaias dos efeitos nocivos da alta quantidade de gordura da dieta. As cobaias ganharam 28% menos peso que os ratos que comiam à vontade, além de sofrer menos danos no fígado.

Os resultados foram publicados na última edição da revista científica Cell Metabolism.

Para o líder do estudo, Satchidananda Panda, do Instituto de Estudos Biológicos de La Jolla, o horário das refeições é um aspecto subestimado na luta contra a balança.

«Cada órgão tem um relógio próprio», afirma o pesquisador. Isso significa que, em certas horas do dia, fígado, intestino, músculo e outras estruturas do corpo apresentam um pico de eficiência. Já em outros horários, eles estariam menos activos.

Ele explica que os ciclos metabólicos são críticos para processos como a acumulação de colesterol, por exemplo. Se as pessoas comem frequentemente e ao longo do dia e da noite, podem acabar desregulando esses ciclos.

O pesquisador alerta, no entanto, que é preciso conduzir estudos que confirmem os resultados em humanos.

Panda sugere que o aumento da obesidade coincide com o facto de que, nas últimas décadas, as pessoas passaram a ficar acordadas até mais tarde, comendo em frente à televisão.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=573896

Sem comentários:

Enviar um comentário