sexta-feira, 11 de maio de 2012

TVI24: Identificada hormona que alerta para crescimento de tumores

Uma equipa de investigadores espanhóis identificou em insetos a hormona que informa o organismo quando deve parar o crescimento de órgãos e começar a sua maturidade, um sinal que também é ativado em tumores, noticiou a agência Efe.

A descoberta, publicada na revista Science, poderá aprofundar a compreensão de doenças como o cancro.

A experiência, a cargo do Instituto de Neurociências e da Universidade Miguel Hernández de Elche, foi realizada em moscas do vinagre «Drosophila melanogaster».

A coordenadora da investigação, María Domínguez, explicou que, até agora, sabia-se que há situações que atrasam (a anorexia, por exemplo) ou aceleram (a obesidade) a maturidade dos órgãos, mas ignorava-se como o sistema endócrino, encarregado de controlar o desenvolvimento do organismo, reconhece quando é o momento adequado para este parar de crescer.

Segundo a especialista, a precisão no controlo do tamanho e da forma dos órgãos, bem como das respostas a lesões, «sugere claramente algum mecanismo de comunicação entre órgãos e tecidos, assim como maleabilidade para reparar lesões e agressões causadas por fatores ambientais [como a nutrição deficiente]».

Este tipo de sinal consiste numa hormona peptídica da família da insulina, que informa e coordena o crescimento entre os órgãos para que as partes do corpo sejam proporcionais e simétricas no lado esquerdo e direito do organismo.

Os cientistas detetaram que a hormona é produzida igualmente nos tumores, pelo que alerta o organismo para o seu crescimento anormal. Os tumores usam frequentemente mecanismos para seu proveito e, neste caso, ativam também esta hormona.

Como o processo de controlo, crescimento e maturidade dos órgãos em humanos e insetos é muito semelhante, os investigadores esperam confirmar os resultados agora divulgados em pessoas.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/cancro-tumores-hormona-tvi24/1345688-4069.html

Sem comentários:

Enviar um comentário