domingo, 20 de maio de 2012

i online: OMS alerta para aumento da pressão arterial, diabetes e obesidade

Um em cada três adultos em todo o mundo tem pressão alta, uma doença responsável por metade das mortes por ataque cardíaco, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

O estudo estatístico mundial de 2012 chama a atenção para o aumento das doenças não transmissíveis, como é o caso da diabetes, que atinge um em cada dez adultos em todo o mundo.

“Este relatório é mais uma evidência do aumento dramático das doenças do coração e outras doenças crónicas, particularmente em países de baixos ou médios rendimentos”, disse Margaret Chan, directora Geral da OMS, lembrando que “em alguns países africanos, metade da população tem pressão arterial alta”.

As estatísticas anuais da OMS incluem, pela primeira vez, informação sobre pressão arterial e níveis de açúcar no sangue discriminados por sexo.

Analisados os dados de 194 países, os investigadores sublinham que o fácil acesso a diagnósticos e a tratamentos de baixo custo nos países ricos reduziram “significativamente” a pressão arterial alta entre a população.

Em Portugal, por exemplo, 34,5% dos homens e 24,3% das mulheres com mais de 25 anos sofre de pressão arterial alta, de acordo com dados de 2010.

Em muitos países africanos, mais de 40% dos adultos têm pressão alta, revela o relatório que alerta para o facto de grande parte destas pessoas não ser acompanhada por especialistas.

A diabetes é outra das epidemias avaliadas no relatório, que indica que 10% da população mundial é afectada por esta doença.

Sem tratamento, a diabetes pode levar a doenças cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal. A doença afeta 7,5 % dos homens e 5,7% das mulheres portuguesas com mais de 25 anos.

O relatório alerta ainda para o aumento da obesidade: “Em todas as regiões do mundo, a obesidade duplicou entre 1980 e 2008”, disse Ties Boerma, diretor do departamento de estatísticas de saúde da OMS, indicando que hoje 500 milhões de pessoas são consideradas obesas", ou seja, 12% da população mundial.

A América é o continente com mais gordos (26% dos adultos), ao contrário dos asiáticos, que surgem no final da tabela.

Em todo o mundo, as mulheres têm mais tendência para ser obesas do que os homens e, por isso, correm mais riscos de vir a ter diabetes, doenças cardiovasculares e cancro. Portugal não é excessão: a obesidade atinge 20,4% dos homens e 22,3% das mulheres com mais de 20 anos.

O relatório indica que as doenças não transmissíveis são atualmente responsáveis por cerca de dois terços das mortes em todo mundo.

Mas nem tudo são más noticias, o estudo apresenta dados animadores sobre a mortalidade maternal, que nos últimos 20 anos diminuiu, passando de 540 mil mortes em 1990 para menos de 290 mil em 2010.

Um terço destas mortes ocorre em apenas dois países: Índia (20%) e Nigéria (14%). Em Portugal, estima-se que morram oito mulheres por cada cem mil nascimentos.

Da mesma forma, a mortalidade infantil também tem vindo a diminuir, passando de números que rondavam os 10 milhões de crianças com menos de cinco anos mortas em 2000 para 7,6 milhões em 2010. Em Portugal, as estimativas apontavam para quatro mortes em cada mil crianças.

http://www.ionline.pt/mundo/oms-alerta-aumento-da-pressao-arterial-diabetes-obesidade

Sem comentários:

Enviar um comentário