sábado, 26 de maio de 2012

Diário Digital: Risco de obesidade é o dobro em crianças nascidas por cesariana

Crianças nascidas por cesariana têm duas vezes mais risco de ficar obesas do que as que vieram ao mundo por parto normal, segundo uma pesquisa americana.

De acordo com pesquisadores do Boston Children´s Hospital, em Massachusetts, quando as crianças atingem os três anos, o nível de obesidade é duas vezes maior entre as que nasceram por cesariana.

A equipa acredita que a cirurgia possa afectar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como o alimento é digerido. Segundo os especialistas, haveria diferenças na composição da flora bacteriana do aparelho digestivo adquirida no parto normal e na cesariana.

O estudo acompanhou 1.255 mulheres com os seus bebés de 1999 a 2002 e foi publicado no Archives of Disease in Childhood.

Os bebés foram medidos e pesados ao nascer e quando atingiram três anos. Cerca de um quarto havia nascido por cesariana e o restante por parto normal.

Os cientistas encontraram uma relação entre massa corporal, espessura da pele e a forma como a criança nasceu.

Também descobriram que as mulheres que fizeram cesariana tendiam a pesar mais que as que tiveram parto normal - uma característica que poderia influenciar a tendência a obesidade nos seus bebés.

Segundo Patrick O´Brien, porta-voz do Royal College de obstetras e ginecologistas, apesar de os resultados serem interessantes, a amostra do estudo ainda é pequena: «É preciso tentar replicar esses resultados num grupo maior de mulheres.»

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=574398

Sem comentários:

Enviar um comentário