sábado, 19 de maio de 2012

Diário de Notícias: Tratamento contra malária em grávidas salva crianças

Investigadores anunciaram hoje ter desenvolvido um tratamento que ataca simultaneamente a malária e doenças sexualmente transmissíveis em grávidas, o que poderá salvar milhares de crianças na África subsaariana.

Num estudo publicado hoje na revista Journal of the American Medical Association (JAMA), os cientistas revelam que um número considerável de mulheres grávidas na região têm malária e doenças sexualmente transmissíveis e/ou infeções do trato reprodutivo.

Os investigadores estimam que 25 milhões de gravidezes por ano corram risco de infeção pelo parasita da malária na África subsaariana e o estudo agora divulgado revela que quase quatro em cada 10 mulheres assistidas nos serviços de saúde estejam infetadas com a doença.

Ainda mais mulheres estão infetadas com doenças como a sífilis, a gonorreia, a clamídia, a tricomoníase e a vaginose bacteriana.

Naquela região do continente africano há 880 mil nados mortos e 1,2 milhões de mortes de recém-nascidos, muitos dos quais estão ligados a infeções maternas.

Para o feto, a malária e as doenças sexualmente transmissíveis aumentam o risco de aborto, de morte fetal e de parto pré-termo, contribuindo ainda para nascimentos de bebés com peso insuficiente, a principal causa da mortalidade neonatal.

Os investigadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine estão agora a testar um tratamento conjunto de medicamentos antipalúdicos e antibióticos que poderia prevenir e tratar a malária e as DST ao mesmo tempo.

"Revimos evidência de um período de 20 anos para calcular as estimativas de prevalência de DST e malária. Torna-se claro que um tratamento combinado poderia salvar muitas vidas", disse o líder da equipa, Matthew Chico, epidemiologista e investigador da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Os investigadores esperam ainda que o tratamento combinado possa resolver o problema da resistência aos medicamentos antipalúdicos, que está a alastrar com o tratamento atualmente dado às grávidas.

"O tratamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde para prevenir a malária está a falhar devido às resistências", disse Matthew Chico.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2524226&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário