sexta-feira, 18 de maio de 2012

Diário Digital: Consumo de álcool favorece a má alimentação, diz estudo

Ingerir bebidas alcoólicas diariamente ou apenas eventualmente, seja em qualquer quantidade, incide negativamente na qualidade dos hábitos alimentares. É o que aponta um estudo elaborado no Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade Autónoma de Madrid (Espanha).

Os investigadores ouviram mais de 12 mil pessoas residentes na região de Madrid com idades entre 18 e 74 anos. O estudo indicou que aqueles que abusam do consumo de álcool tendem a manter uma dieta pouco saudável, consumindo proteínas de origem animal em excesso, principalmente carne vermelha. Além disso, regista-se um baixo consumo de frutas, legumes, leite e seus derivados em relação ao recomendado.

Segundo os cientistas, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas está associado a uma maior tendência em não realizar algumas das principais refeições do dia, como o pequeno-almoço, almoço e jantar, o que pode ser prejudicial para a dieta.

O álcool, além de viciante, possui muitas calorias. Porém, são calorias vazias, ou seja, desprovidas de minerais e vitaminas. Ao fazer essa substituição, a dieta fica menos saudável. Ou seja, ao consumir bebidas alcoólicas a pessoa sente-se mais saciada, tornando muito maior a probabilidade  de saltar refeições importantes e fazer uma alimentação desequilibrada, pobre em grupos alimentares e nutrientes essenciais à boa saúde do organismo.

Dependendo da restrição de calorias determinada na dieta, uma simples dose de álcool prejudica todo o trabalho de disciplina que se teve durante uma semana inteira. Além disso, quando se bebe uma caipirinha, por exemplo, os acompanhamentos, os petiscos, rondam a mesa.

O álcool possui grandes quantidades de calorias, perdendo apenas para as gorduras. Conseguir passar a semana inteira cumprindo à risca uma alimentação saudável, mas entregando-se às tentações das bebidas no final de semana, é algo condenável num plano de emagrecimento.

«Para aquelas pessoas que possuem o hábito de beber regularmente, é bom lembrar que o álcool tem um efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba por diminuir a absorção de vitaminas como a tiamina, ácido fólico e B12. Por ter propriedades diuréticas, aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo», argumenta a nutricionista Sandra Rodrigues de Melo Nascimento.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=572099

Sem comentários:

Enviar um comentário