sábado, 19 de maio de 2012

Diário Digital: Biberão e chucha são as principais causas de lesões em crianças

Os biberões e chuchas nas mãos e bocas das crianças podem parecer objectos inofensivos, mas são a causa de múltiplas visitas às salas de emergência todos os anos, de acordo com um estudo.

Segundo o relatório do Nationwide Children´s Hospital, a cada quatro horas uma criança com menos de três anos é tratada numa sala de emergência devido a lesões relacionadas com o uso de biberões, chuchas e copinhos com tampa.

«Estudos anteriores tinham focado em bebés. No entanto, descobrimos que cerca de dois terços das lesões examinadas no nosso estudo foram entre crianças de um ano de idade que estão a aprender a caminhar e são mais propensos a cair», declarou Sarah Keim, co-autora do relatório e pesquisadora do Nationwide Children´s Hospital em Columbu (Ohio).

A pesquisa, que foi publicada na edição de Junho da revista Pediatrics, chegou à conclusão que 86% das lesões aconteceram quando as crianças corriam ou caminhavam com o objecto na boca e que 70% provocaram alguma laceração.

De acordo com o estudo do Center for Biobehavioral Health e o Center for Injury Research and Policy do Nationwide Children´s Hospital, que examinou lesões registadas entre 1991 e 2010, pelo menos 45.398 crianças com menos de três anos foram tratadas com lesões associadas a biberões, chuchas e copinhos nos Estados Unidos.

Os cientistas assinalaram os biberões como o principal causador de lesões nos menores, com 65,8% dos casos, seguidas pelas chuchas, com 19,9%.

Tanto a Academia Americana de Pediatria (AAP) como a Academia Americana de Dentistas Pediátricos (Aapd) recomendam a substituição da garrafa por copos sem tampa quando o menor tiver 12 meses a fim de prevenir acidentes e promover hábitos de alimentação mais saudáveis.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=572917

Sem comentários:

Enviar um comentário